Results for 'Bergson E. Os Dualismos'

955 found
Order:
  1.  31
    Bergson ea Filosofia Contemporânea.Bergson E. Os Dualismos - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):79-91.
  2.  89
    Bergson e os dualismos.Débora Cristina Morato Pinto - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):79-91.
    Este artigo apresenta introdutoriamente a maneira como Bergson aborda o dualismo ontológico num diálogo crítico com a tradição moderna. A proposta de reconstrução da metafísica em novos termos exige a passagem pela colocação tradicional dos principais problemas filosóficos, em especial o dualismo moderno, cuja origem é cartesiana. Para diluir as antíteses do pensamento conceitual, a filosofia da bergsoniana estabelece um procedimento dualista, a dissociação analítica da experiência determinando seus domínios distintos em natureza. Somente a noção de duração permite a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Heidegger, Bergson e os caminhos para uma nova compreensão do ser.Catarina Rochamonte - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):65-77.
    Iniciamos esse artigo com alguns aspectos básicos do pensamento dos pré-socráticos, principalmente de Parmênides, com o intuito de facilitar a exposição da interpretação que dois filósofos contemporâneos, Heidegger e Bergson, fazem dos primórdios da filosofia, mais especificamente da metafísica e de seu natural desenvolvimento. Tanto Heidegger quanto Bergson possuem leituras críticas da metafísica tradicional e ambos sugerem novas formas de compreensão do Ser. No entanto, enquanto Heidegger interpreta o nada como um aspecto privilegiado para essa nova forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  59
    Bergson e Kant: o problema do tempo e os limites da intuição.Aristeu L. C. Mascarenhas - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):103-124.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    A Filosofia e Os Limites Do Sentido: A Questão Do Conhecimento Do Real Em Bergson.Evaldo Silva Pereira Sampaio - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (160):219.
    Trata-se aqui de pensar a teoria da linguagem de Bergson como um re­curso de seu método intuitivo. Embora ele jamais tenha elaborado explicitamente uma filosofia da linguagem, as reflexões sobre como as palavras se entrelaçam aos nossos pensamentos e à maneira como conhecemos o real perpassam diversos momentos de sua obra, ao ponto dele definir a tarefa da Metafísica (isto é, da Filosofia) como uma tentativa de se ir além dos símbolos. Apesar do esforço exe­gético a ser aqui desenvolvido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    John R. Searle E os impasses epistemológicos Das argumentações do dualismo E do materialismo monista referentes à filosofia da mente.Kleber Bez B. Candiotto - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (22):93.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Henri Bergson e a simbiose cognitivo-psíquica na relação subjetividade & trabalho.Gilbert Cardoso Bouyer - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):105-128.
    O principal objetivo deste artigo é ampliar o atual cenário teórico da área "Saúde Mental e Trabalho", de acordo com a filosofia de Henri Bergson e seus conceitos de percepção, cognição, duração, vida psíquica, tempo e subjetividade. Este texto teórico-filosófico objetiva esclarecer, sob um novo ponto de vista, as relações entre filosofia da mente e os atuais esforços em direção a uma teoria científica da cognição, com sua complexa estrutura de teorias, hipóteses e disciplinas. Há, neste artigo, uma nova (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  90
    Bergson e a busca metódica do tempo perdido.Izilda Johanson - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):21-29.
    Tendo como ponto de referência o pensamento de Henri Bergson e, a partir dele, a relação de identidade entre liberdade e criação, ação livre e ação criadora, este trabalho tem como propósito levantar algumas questões relativas à função do método em relação a uma filosofia que encara a arte, o artista e a atividade artística como exemplos de que o conhecimento acerca do real e do verdadeiro é possível e, justamente em virtude disso, os toma como paradigmas da própria (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  51
    Memória e criação em bergson: Sobre o fenômeno da atenção e os planos de consciência.Silene Torres Marques - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):71-88.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Tradução: A filosofia francesa.Henri Bergson - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):257-271.
    O papel da França na evolução da filosofia moderna é bastante claro: a França foi a grande iniciadora. Em outros lugares sugiram igualmente, sem dúvida, filósofos de gênio; mas em nenhuma parte, houve, como na França, continuidade ininterrupta de criação filosófica original. Em outros lugares pôde-se ir mais longe no desenvolvimento de uma ou outra idéia, construir mais sistematicamente com um ou outro material, dar mais extensão a um ou outro método; mas com muita freqüencia, os materiais, as idéias, o (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  37
    A virada linguística e os dados imediatos da consciência.Evaldo Sampaio - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):47-70.
    Resumo: Trata-se de pensar o estatuto dos dados imediatos da consciência após a virada linguística na Filosofia contemporânea. O problema aqui é se pode haver algum conhecimento direto do vivente quanto aos seus estados psicológicos ou se estes seriam desde sempre condicionados pela estrutura da linguagem. Minha hipótese é que, mesmo que se admita uma relação estreita entre o pensamento e a linguagem, disto não se segue necessariamente que haja ali uma correspondência nem que os estados psicológicos se reduzem à (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  1
    O Riso e Os Jardins da Inteligência.Heliakim Marques Trevisan - 2018 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 10 (25):184-203.
    O presente artigo explora o conceito de cômico no livro O riso, de Henri Bergson, o qual é apresentado por pressupostos sociológicos e biológicos, distanciando-se de toda uma tradição teórica sobre as artes cômicas, de feições intelectualistas. Com isso, tem-se uma definição particular do cômico, distanciada de um emprego moralizante, porém com a função de regulador social, ou mecanismo inconsciente de correção das excentricidades. O riso, por ser um livro situado no meio da trajetória da obra de Bergson, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  62
    Bergson leitor de Leibniz: Os possíveis, as tendências E a individuação.Maria Fernanda Novo dos Santos - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:163-190.
    Partimos da perspectiva que nos convida a observar que a leitura que Bergson faz sobre Leibniz tanto nos seus cursos, quanto em Possível e o Real e em A Evolução Criadora participam da construção de um modelo de individuação no âmbito filosofia bergsoniana. No curso sobre o opúsculo De rerum natura originatione, Bergson propõe uma avaliação sobre o finalismo metafísico leibniziano a partir da noção do possível e sua relação com o princípio da harmonia pré-estabelecida. Neste artigo, pretende-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    A Liberdade de Escolha em Bergson e Schopenhauer.Helio Lopes da Silva - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):25-50.
    Resumo: Eu mostro neste artigo que Schopenhauer e Bergson, mesmo abordando o problema da ação livre a partir de pontos de vista filosóficos opostos, concordam em caracterizar as ações humanas de um modo que não é nem determinista, nem compatível com a tese do liberum arbitrium. Schopenhauer, embora equivocadamente tente demonstrar a necessidade de tais ações, é obrigado a reconhecê-las como grundlos e imprevisíveis, enquanto Bergson, embora pretenda mostrá-las como sendo livres, ao final admite que elas não são (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    O que é a matéria? O dualismo diferencial na filosofia de Bergson.Evaldo Silva Pereira Sampaio - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (2).
    O presente ensaio se insere no âmbito da Filosofia Moderna (séculos XVII-XX), com ênfase numa problemática compartilhada pela Metafísica da mente e pela Filosofia da Física. De um ponto de vista histórico-conceitual, trata-se de retomar a contribuição de Henri Bergson para a compreensão do significado filosófico da Física moderna. Para tanto, projeta-se aqui (i) reconstituir, por uma abordagem histórico-conceptual, a mudança operada no conceito de matéria quando da ruptura entre a Filosofia Natural Clássica e a Filosofia Natural Moderna; (ii) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Bergson, empirismo e espírito de sistema: entre subjetividade e ciência.Débora Morato Pinto - 2019 - Discurso 49 (1):31-53.
    Esse artigo defende que as ressonâncias da filosofia de Bergson no século xx francês ultrapassam a divisão estabelecida por Foucault entre as filosofias do cogito e as filosofias de sistema. O impacto de sua obra tem como razão principal a capacidade de articular o retorno à experiência e a incorporação do trabalho de sistematização de dados realizado pelas ciências do século XIX. Tal articulação delimita o teor empirista da filosofia de Bergson, que pode ser analisado em comparação com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Consciência e matéria: o dualismo de Bergson.Jonas Gonçalves Coelho - 2010 - São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.
    Distinção entre consciência e matéria -- Relação entre consciência e matéria -- Consciência, vida e matéria -- Consciência e matéria: imanência e transcendência -- Consciência, matéria e liberdade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Bergson, a Religião e a Moral Do Misticismo Criador.Marco Antonio Barroso - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):196-221.
    Desenvolveremos no trabalho apresentado os temas que julgamos necessários para uma maior compreensão da filosofia da religião de Henri Bergson. Focaremos, mais especificamente, o aspecto dinâmico desta filosofia e suas conseqüências éticas. Portanto, em um primeiro momento, trataremos os dois sentidos da palavra religião, para o filósofo francês, em um segundo momento, estudaremos o misticismo como forma dinâmica de religião e, por último, a relação existente entre religião dinâmica e a é tica sociedade aberta.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Bergson: intuição e método intuitivo.Jonas Gonçalves Coelho - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):151-164.
    Propomo-nos a mostrar que a intuição tal como aparece no pensamento de Bergson é tanto uma faculdade de conhecimento que se opõe à inteligência quanto um método filosófico constituído por procedimentos racionais, os quais a propiciam e enriquecem. Nesse sentido, ambos os aspectos da intuição estão intimamente ligados, sendo cada um imprescindível à compreensão do outro.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  9
    Entre a Filosofia e a Literatura: O Tempo Como Realidade Interior Em Bergson e Proust.Maria Ester Martins Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):338-354.
    Esse trabalho tem como objetivo discutir especificamente o tempo como duração interior em Henri Bergson, tese fundamental de sua obra Ensaio sobre os dados imediatos da consciência, tendo como horizonte a noção de tempo psicológico, a qual difere totalmente do tempo externo, ou seja, do tempo espacializado. Exploraremos também a literatura de Marcel Proust, com sua obra Em busca do tempo perdido. Proust também pensa o tempo, em seu romance, a partir da realidade interior do personagem principal. No entanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  49
    Bergson: tempo e ação.Jonas Gonçalves Coelho - 2001 - Discurso 32:113-140.
    Propomo-nos a mostrar como a filosofia bergsoniana explica o porquê de a ação humana parecer ora previsível ora imprevisível, peculiaridade da qual decorrem tanto a concepção de que o método das ciências naturais deve ser imitado pelas ciências humanas quanto a idéia de que o método e as explicações das ciências humanas devem ser diferentes dos das ciências naturais. Recorrendo à noção de duração interior e ao modo de inserção da consciência no mundo, Bergson postula que, apesar de, não (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Rebeldia e mística como possibilidades para a construção da democracia em Bergson.Gilberto Bettini Bonadio - forthcoming - Filosofia Unisinos:1-11.
    Em sua última obra, As Duas Fontes da Moral e da Religião, Henri Bergson investiga as origens, o desenvolvimento e a manutenção da sociedade humana por meio da distinção entre a sociedade fechada, baseada nos instintos primitivos de conservação da vida, e a sociedade aberta, fundada sobre a aspiração que impulsiona o homem à construção de uma vida em sociedade mais harmoniosa. Segundo o autor, os ideais democráticos são frutos da abertura de que as sociedades necessitam para seu progresso, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Descartes e a "reflexão espessa": uma leitura Merleau-Pontiana do dualismo cartesiano.Silvana De Souza Ramos - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:139.
    O artigo investiga os impasses do dualismo cartesiano a partir das reflexões de Merleau-Ponty acerca do papel do corpo na experiência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Liberdade em Bergson: espontaneidade, criação e auto-engendramento.Maria Adriana Camargo Cappello - 2019 - Discurso 49 (1):55-70.
    O objetivo do artigo é examinar as noções de espontaneidade, criação e auto-engendramento na obra de Bergson, com ênfase na maneira como elas se articulam em Os dados imediatos da consciência e A evolução criadora, destacando as articulações e diferenças entre as duas obras a esse respeito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Monismo e dualismo entre estado e direito: breves considerações acerca do conceito de estado de direito em Habermas.Rubin Souza - 2017 - Revista INQUIETUDE, GOIÂNIA 8 (2):34-50.
    Habermas frequentemente adota o termo Estado de direito na sua obra Direito e democracia: entre facticidade e validade. O objetivo deste artigo, então, consiste na investigação da possibilidade desse conceito, no seu fundamento e na apresentação dos problemas dele decorrentes, contrapondo-o especificamente a sua antítese, isto é, ao monismo entre Estado e direito de Kelsen. Ocorre que a filosofia habermasiana, conforme entendimento do artigo, implica a adoção de uma teoria dualista entre os conceitos de Estado e de direito. Observa-se, assim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Merleau-Ponty e a bola de neve: elogio e crítica de Bergson.Pablo Zunino - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:104.
    Este artigo examina algumas aproximações e distanciamentos de Merleau-Ponty em relação à filosofia de Bergson, tendo em vista que Merleau-Ponty parece dividido quanto ao seu parecer sobre a concepção bergsoniana do tempo. Essa oscilação entre crítica e elogio é certamente visível na Fenomenologia da percepção, na qual Merleau-Ponty reconhece que Bergson teria dissolvido a questão do dualismo ao afirmar que “o corpo e o espírito se comunicam pela mediação do tempo”. Entretanto, Merleau-Ponty vai denunciar outra espécie de dualismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  1
    Temporalidade e Metafísica Em Matéria e Memória, de Henri Bergson.Heliakim Marques Trevisan - 2022 - Dissertatio 56:169-185.
    O presente artigo visa desenvolver a relação temporal entre corpo e espírito apresentada por Bergson em Matéria e memória, e a maneira como essa relação pressupõe uma crítica ao espaço homogêneo. A partir disso, detemo-nos na definição de presente como materialidade da percepção, seu aspecto irredutível e suas consequências para uma teoria dos planos de consciência, para a qual o presente é sempre o último plano de uma totalidade psíquica. Visamos, com isso, perceber como são os termos temporais desta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que consiste o practice turn em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  10
    Filosofia da mente, dualismo e zumbis.Leonardo Moreira Gomes - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O presente ensaio visa apresentar de forma breve e modesta uma introdução à filosofia da mente, deste modo, abordaremos os seguintes tópicos: I) a relevância e a contribuição do dualismo para a filosofia da mente, posteriormente surgindo a reflexão sobre mente-cérebro; e, finalmente, II) o argumento do zumbi filosófico. A partir desta apresentação conclui-se que os tópicos levantados sobre a relevância do dualismo para a filosofia da mente e debate em torno do argumento do zumbi filosófico contribua para a inquietação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    Inteligência, intuição e ação em Henri Bergson.Caroline da Silva Lourenzone & Maria Ester Martins Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61877.
    Nosso objetivo é discutir sobre o papel da ação na constituição da inteligência e suas implicações para a ação estética na filosofia de Henri Bergson. Sendo, para esse filósofo, o conhecimento humano moldado, em larga medida, pela inteligência – faculdade intimamente relacionada a uma compreensão determinista – como poder- se-ia compreender a atividade criadora, em particular a criação artística, a qual está intimamente relacionada com a noção de imprevisibilidade? O artista, como um pintor, por exemplo, por mais que planeje, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    Morte, vida e destino em Schopenhauer e Freud: os “fins da natureza” na metafísica da vontade e na metapsicologia.William Mattioli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):348-381.
    Neste artigo, pretendo discutir alguns problemas que emergem da associação, já comum na literatura secundária, entre o último dualismo pulsional freudiano, baseado na oposição entre pulsões de vida e de morte, e as teses schopenhauerianas sobre a vida e a morte derivadas de sua metafísica da vontade. A partir de uma confrontação com as leituras de Marcel Zentner e Stephan Atzert, argumentarei a favor da hipótese de que a diferença mais relevante entre os modelos de Freud e de Schopenhauer não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  12
    Irredutibilidade Ontológica da Consciência e Dualismo de Propriedades No Naturalismo Biológico de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2023 - Endoxa 51.
    O artigo defende a tese de que a irredutibilidade ontológica que Searle atribui à consciência envolve o naturalismo biológico (proposto por ele como uma solução para a parte conceitual do problema mente-corpo) em diversas incoerências, especialmente no que diz respeito ao tema da causação mental. Após uma apresentação das teses básicas da teoria (seção 2), são discutidos os problemas que a tese da irredutibilidade ontológica gera para a visão de Searle sobre a causação mental (seção 3), e as incoerências decorrentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Wittgenstein, Kripke e as armadilhas do dualismo.Ian Massing - 2021 - Cognitio 22 (1):e56353.
    O artigo examina o paradoxo cético no chamado “Kripkenstein” à luz da psicologia ecológica, uma teoria cognitiva que tem como base tomar como unidade de análise os organismos juntamente com seus ambientes. O conceito de affordance, também basilar para a psicologia ecológica, oferece uma versatilidade importante para explicações sobre nossa percepção do mundo, e principalmente para a percepção dos aspectos menos tangíveis da realidade, as chamadas “práticas sociomateriais”. Tal abordagem da cognição se mostra valiosa na superação desse paradoxo ao permitir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  50
    Interfaces deleuzianas entre a memória involuntária em Proust E a lembrança pura em Bergson.Maria Fernanda Novo dos Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):36-45.
    O presente texto procura apresentar possíveis conexões entre os temas da memória involuntária em Proust tal como apresentada na leitura de Deleuze e o conceito de lembrança pura de Bergson a partir de Matéria e Memória. O tema do involuntário sustentará a aproximação entre os dois filósofos e o literato na medida em que tanto memória involuntária como lembrança pura representam a abertura para realização de uma memória que se distancia do associacionismo.: This paper aims to present possible connections (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Bergson et les droits de l'homme: La conversion et le souci de soi.Alexandre Lefebvre - 2016 - Dissertatio 43 (S4):172-193.
    Este artigo examina a concepção bergsoniana de direitos humanos [les doits de l’homme] em As Duas Fontes da Moral e da Religião. Proponho que Bergson apresenta uma visão original quanto aos direitos humanos. Mais do que entendê-los como um dispositivo para proteger os seres humanos de sérios abusos sociais, legais e políticos, Bergson os concebia como um meio de transformação pessoal. Em particular, argumento que para Bergson o verdadeiro potencial dos direitos humanos é iniciar toda a humanidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  31
    A duração em Henri Bergson.Luka Carvalho Gusmão & Luciana Pacheco Marques - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):861-884.
    Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Bergson leitor de lucrécio: as implicações existenciais do determinismo.Jonas Gonçalves Coelho - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):129-140.
    Tomamos como objeto de análise a obra precoce de Bergson, os Extraits de Lucrèce, procurando mostrar que ao privilegiar as implicações existenciais negativas do determinismo, prefigura e justifica o fato de dedicar grande parte de seu pensamento filosófico posterior à crítica ao determinismo e à defesa da liberdade.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Linguagem e temporalidade.Júlio Miranda Canhada - 2023 - Controvérsia 19 (2):111-131.
    O objetivo deste texto é examinar aspectos da filosofia de Merleau-Ponty considerando-a distante tanto de um subjetivismo fenomenológico, quanto de um objetivismo estruturalista, posições descritas por Michel Foucault como determinantes do debate filosófico francês dos anos 1950. Um caminho possível para descrever sua posição é investigar a maneira como trabalha o tema da linguagem, tanto a partir de sua apropriação da linguística de Saussure, quanto em interlocução com as reflexões de Bergson - ponto pouco explorado entre os intérpretes. Também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Moral: Vida e Emoção.Gilberto Bettini Bonadio - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):84-100.
    Bergson em As duas fontes da moral e da religião se propõe a investigar a origem da moralidade e da religiosidade humana, encarando-as como formas criadas pelo élan vital no curso do desenvolvimento da vida. Bergson concebe o surgimento da sociedade como algo natural, isto é, como um artifício da natureza para que o homem pudesse perseverar no mundo; assim, sua pesquisa visa encontrar e analisar os caminhos que a vida mesma armou no interior do humano, em sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  67
    Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a inf'ncia.Magda Costa Carvalho & Walter Omar Kohan - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    O problema da Personalidade: Conferências de Henri Bergson na Universidade de Edimburgo.Rodrigo Barros Gewehr - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):461-490.
    O Problema da Personalidade é o nome dado a uma série de conferências proferidas por Bergson no quadro das Gifford Lectures em 1914. Dessas conferências, conhecemos apenas os resumos, que foram publicados em inglês na coletânea de textos Mélanges, seguidos na mesma obra de uma tradução para o francês de Martine Robinet. Mais recentemente, essa tradução para o francês foi revista e acrescentada de um extenso aparato crítico, por ocasião da publicação dos Écrits philosophiques, último volume da edição crítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Uma defesa do dualismo de substâncias.Richard Swinburne & Jaimir Conte - 2008 - Princípios 15 (23):291-313.
    Argumento neste artigo que embora existam muitas maneiras diferentes de descrever o mundo ou algum segmento dele, qualquer maneira que deixe de acarretar logicamente uma separabilidade do corpo e da alma como os dois componentes de cada ser humano conhecido (o corpo sendo uma parte contingente e a alma a parte essencial do homem) deixará de fornecer uma descriçáo completa do mundo. T ítulo original do artigo: “ What makes me me? A Defense os Substance Dualism ”. Apresentado no I (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Presença, Virtualidade e Emoção: Perspectivas Temporais Em Torno Do Bergsonismo.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):14-30.
    Este artigo examina a relação entre subjetividade e vontade à luz de alguns resultados parciais obtidos em nossa pesquisa sobre a filosofia de Henri Bergson, cujo carro-chefe é a noção de “duração”. Pensar a subjetividade a partir da duração significa admitir que a transição ininterrupta que vai do passado para o futuro passando pelo presente é a temporalidade atuando no nível mais simples de nossa relação com o mundo. Destacamos a subjetividade a partir da duração porque já na percepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson.Zamara Araújo dos Santos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 8 (8/9):66-75.
    O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Pensiero materialista e fisica quantistica.Edoardo Raimondi - 2023 - Perspectivas 7 (2):120-138.
    O objetivo deste artigo é mostrar como Alexandre Kojève, através de um Hegelo-Marxismo decididamente heterodoxo, tentou tematizar uma forma de dualismo ontológico que poderia ser baseada em um materialismo ao mesmo tempo ‘dualista’ e essencialmente ‘indeterminista’. Para este fim, divido meu ensaio em três partes. Na primeira, veremos como Kojève tentou redefinir os pressupostos ‘ontológicos’ do pensamento tanto do Hegel quanto do de Marx; na segunda parte, focalizarei o projeto de Kojève de mise à jour do hegelianismo também à luz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Notas sobre a relação entre filosofia e literatura na obra de Franklin Leopoldo e Silva.Renato Belo - 2024 - Discurso 54 (1):30-40.
    O artigo trata dos aspectos gerais da articulação entre filosofia e literatura conforme presentes na obra de Franklin Leopoldo e Silva. Valendo-se de certa tensão entre a atividade do filósofo e aquela do professor de filosofia, o texto percorre elementos nos trabalhos de Franklin dedicados a Proust, Bergson e Sartre, os quais permitem delimitar a relação de distância e proximidade entre os gêneros literário e filosófico. Propõe-se, à revelia do filósofo/professor, que seu trabalho evidencia certo estágio do desenvolvimento da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey.Darcisio Natal Muraro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):42.
    O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Psychology, metaphysics and literature: the description of deep feelings in Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura, a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 955